quinta-feira, 20 de maio de 2010

macarrão...amooooooooooo...;))))


O macarrão surge no momento em que o homem descobre a possibilidade de adicionar água aos cereais moídos, criando assim uma pasta que poderia ser assada ou cozida.

Sobre a origem de sua criação, há controvérsias históricas. Textos de civilizações antigas, contam que assírios e babilônios, por volta do ano 2.500 a.C, já consumiam um alimento cozido, feito a base de cereais e água.

Mais próximo ao Ocidente há referências do macarrão no livro das leis judaicas do ano 5 a.C, Talmud de Jerusalém.

Em Roma, no ano 7 a.C, comia-se uma papa de cereais cozida em água, chamada pultes.

Sobre sua chegada ao Ocidente, a versão mais conhecida aponta para Marco Polo como autor da introdução da massa em terreno italiano.

Até o ano de 1700, todos os formatos de massa seca eram chamados de maccheroni, denominação que até hoje é usada pelos napolitanos.

Essa palavra deu origem ao termo macarrão, um genérico para todos os tipos de massa. A massa seca é uma invenção genuinamente italiana.

No Brasil, esta famosa e milenar mistura de cerais chegou no século XIX, com a imigração italiana e foi muito bem assimilada. A massa conquistou o paladar do brasileiro.

2 comentários:

Nelson Natalino disse...

Cássia,
Que legal me descobrir entre sus posts de março de 2009.
Obrigado.
Um beijo e um baitabraço.

Nelson Natalino

sacolé disse...

Muito bom o blog! Mas é claro! Ele fala de duas das melhores coisas do mundo: macarrão, Natal, amor e o melhor de tudo, é claro, Grêmio!

Grêeeeeeeeeeeeeeeeemiiiiiiiiiiiiiioooooooooooo!