terça-feira, 10 de junho de 2008

Mulheres brasileiras em Portugal sofrem com a discriminação

"A discriminação em Portugal é um fato", diz energicamente Paula Toste quando questionada pelo UOL sobre a forma como foi tratada quando viveu na capital portuguesa Lisboa por duas vezes. "Sentia a discriminação pelo sotaque, era começar a falar que já olhavam de outra maneira. O fato de eu ser do Brasil era pior devido à péssima fama das brasileiras que vão para a Europa se prostituir."

Como Paula, outras mulheres brasileiras que decidem emigrar para Portugal queixam-se cada vez mais de discriminação e do preconceito por parte dos portugueses em diferentes momentos da sua vida, mas principalmente na hora de arranjar casa para morar.

Mas o UOL apurou também que elas sofrem ainda insultos ou diferenciação salarial no trabalho, abusos de autoridade das forças de segurança e incorreto atendimento nos serviços públicos pelas situações do cotidiano. Estes fatos são os que mais queixas de discriminação racial geram neste país da Europa.

Paula, que é graduada em Comunicação Social por uma universidade do Rio de Janeiro, diz que não quer voltar mais ao país. "

Discriminação por telefone
"As brasileiras começam a ser discriminadas já quando telefonam para pedir informações sobre aluguel de apartamentos", conta Paula. "Uma amiga brasileira ligou perguntando o preço e a dona do apartamento disse que já tinha sido ocupado. Logo pediu para uma amiga portuguesa ligar e a mesma mulher disse o valor do aluguel e informou que ainda estava disponível. Ou seja, por causa do sotaque e percebendo que era brasileira foram negadas as informações."

Conflito de valores

"Por um lado, os portugueses adoram a cultura brasileira, a música, literatura, telenovelas, futebol, passar férias no nordeste do país, o bom humor, a alegria. Mas por outro, sentem-se incomodados com a grande presença de brasileiros em Portugal, pela disputa por empregos ou pelos problemas da prostituição e dos casos de contravenção, e ainda da clandestinidade", explica Marcos Gaspar, sociólogo luso-brasileiro.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/06/10/ult1859u205.jhtm

Um comentário:

Paulo D'Auria disse...

O problema da discriminação por conta da imigração é crescente em toda a europa. Na França sofrem os imigrantes que vêm do norte da África, na Alemanha ídem. Em Portugal sofrem os brasileiros.
O problema da xenofobia é a sua irracionalidade: ao acusarem os imigrantes de roubarem empregos, os europeus não percebem que os empregos ocupados por imigrantes pobres são apenas aqueles que eles mesmos não querem ocupar.
... Já vi esta história em algum lugar... Ah, claro, no sul maravilha, onde paulista e cariocas discriminam nordestinos...
É, neste assunto, todos têm telhado de vidro!

Beijos